TURISMO INDUSTRIAL

O projeto teve início no mês de agosto de 2013 com a primeira visita à indústria de vidros para os setores de perfumaria, cosméticos e farmacêuticos, WHEATON BRASIL VIDROS. Um ano mais tardese juntou ao projeto a indústria de injeção de plásticos ZURICH TERMOPLÁSTICOS, além de renomadas montadoras como a SCANIA LATIN AMERICA e MERCEDES-BENZ DO BRASIL. No final de 2014, quatro empresas já atuavam na condição de parceiras oficiais.

 Já, no início de 2015, cinco novas empresas se juntaram ao programa, foram elas: BASF - WE CREATE CHEMISTRY (Tintas Suvinil), FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO (Sustentabilidade), FRIOZEM LOGÍSTICA (Armazéns Frigoríficos), OMNISYS ENGENHARIA (radares, sonares, peças embarcadas em satélites e mísseis) e MASIPACK (máquinas para embalagens dos ramos alimentício e farmacêutico).

 Por conta da realização do 2º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, ocorrido em novembro de 2017, nas dependências do Senac São Bernardo, e que contou com a participação de cerca de 500 pessoas oriundas de 5 estados e 41 cidades brasileiras, foi anunciada a adesão de duas novas empresas, que passaram a fazer parte do Turismo Industrial de São Bernardo do Campo, foram elas: CERVEJARIA BALMANN e TOYOTA DO BRASIL.
 
 No primeiro semestre de 2018, também passou a figurar como parceira oficial do programa a ECOVIAS. Em razão da realização da 3ª edição do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, juntamente com sua primeira edição internacional, que contou com representantes da França, Argentina e Portugal, em agosto de 2019, também nas dependências do Senac São Bernardo, e que contabilizou quase 600 pessoas de 79 cidades diferentes, foram assinadas 5 novas parcerias: UNIPAR CARBOCLORO (indústria química), SANKONFORT (colchões), B.GROB DO BRASIL (metalúrgica automotiva), BRASKEM (indústria química) e a tradicional e histórica VOLKSWAGEN DO BRASIL (automotiva). Atualmente, 18 empresas fazem parte do programa.


Outra empresa que brevemente se tornará parceira é a EMAE – EMPRESA METROPOLITANA DE ÁGUAS E ENERGIA, com visitas à Usina Henry Borden (Seções Externa e Subterrânea), localizada na divisa entre São Bernardo do Campo e Cubatão. Lá, também, já realizamos visitas regulares desde fevereiro de 2015.

Neste momento, estão aderindo ao projeto serviços turísticos de grande importância, tais como: meios de hospedagem, alimentos e bebidas, transportes e entretenimento. Eles são fundamentais para a organização de roteiros turísticos pela cidade, haja vista que São Bernardo também contempla atrativos turísticos históricos, culturais, religiosos, gastronômicos, ecológicos e de aventura.

 

Desta forma, o Turismo Industrial atualmente conta com 17 empresas parceiras e já contemplou mais de 9.500 visitantes em pouco mais de 7 anos, e o número continua crescendo! No intuito de qualificar o programa, parcerias internacionais com Portugal, mais especificamente com as cidades de São João da Madeira e Marinha Grande (referências nesta atividade no continente europeu), proporcionam uma troca de experiências constante com o objetivo de melhorias contínuas do programa em curso.

 

Participe do Turismo Industrial, bem como "Descubra São Bernardo", uma cidade de encantos e recantos, que une as águas azuis da Represa Billings ao verde da Serra do Mar, capital do móvel e do automóvel, famoso por suas rotas gastronômicas do Peixe e do Frango com Polenta e que conta com o primeiro parque temático do Brasil, a Cidade da Criança.

 

Seja Bem-vindo!

Quer saber mais sobre o

TURISMO INDUSTRIAL?

Baixe nosso arquivo e

obtenha mais informações!

EQUIPE TURISMO INDUSTRIAL

- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia,  Trabalho e Turismo

HIROYUKI MINAMI

Graduado e pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/Strong.
Eleito como vereador (6º Mandato) de São Bernardo do Campo, foi Presidente da Câmara Municipal no biênio de 2011 e 2012. Atuou também como Secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação de São Bernardo do Campo, no período de 2004 a 2008, coordenando os trabalhos da elaboração do novo Plano Diretor do Município e o Plano Integrado de Melhoria Ambiental na área de mananciais da Represa Billings, programa em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).
Atualmente, ocupa a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. 

- Departamento de Turismo e Eventos / Equipe Turismo Industrial

FERNANDO BONISIO

Graduado em Turismo pela UniAbc, com especialização em Projetos Turísticos pela UGF/RJ e em Planejamento e  Marketing Turístico pela Uniara/SP, atua como Diretor do Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura. Foi o idealizador e atua como coordenador do programa de Turismo Industrial da Prefeitura de São Bernardo. 

MARCOS MATSUI

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo, e pós-graduado em Turismo – Planejamento e Marketing pela Uniara (Universidade de Araraquara), atua como monitor do programa de visitas e como Diretor de Divisão de Eventos do Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura de São Bernardo. 

KLEBER PINCELLI

Cursando Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera, atua no Departamento de Turismo e Eventos como Assessor Técnico de Gabinete, e coordena os monitores do programa de Turismo Industrial.

LUCINÉIA SANTOS

Graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera e graduanda do curso de Direito na Uniesp/Fapan, atua no departamento de Turismo e Eventos e auxilia nas rotinas administrativas pertinentes ao programa de Turismo Industrial. 

FERNANDA OLIVEIRA

Estagiária do Curso Técnico de Eventos do Senac São Bernardo, atua no Departamento de Turismo e Eventos, auxiliando na organização e realização de Eventos e no programa de Turismo Industrial atua na atualização de dados digitais, divulgação do programa e como monitora em visitas.

SIGA-NOS:

top destinos.jpg

Apoio:

English version / 

Versión en espanõl por:

© 2019 - Turismo Industrial São Bernardo do Campo